Saiba o que são Ps do marketing e como se relacionam com o sucesso dos consultórios!

Publicado em: 03 novembro 2018 - Categoria: Marketing

O mix ou composto de marketing, também conhecido como 4 Ps do marketing, foi originalmente publicado por Philip Kotler e criado por Jerome McCarthy. Trata-se de uma ferramenta utilizada para ajudar empresas e suas marcas a se estabelecerem e se manterem no mercado.

O conceito funcionou tão bem — como agregador das funções que permitem a aquisição de um produto por seu consumidor — que, com o passar dos anos e com a chegada das novas tecnologias, mais alguns Ps de marketing além dos originais foram agregados à ferramenta. Hoje já é possível encontrar compostos com até 8 Ps.

Mas o que significam esses Ps, para que servem e como usá-los para melhorar as estratégias de marketing do seu consultório médico? Se são essas as respostas que você busca, veio ao lugar certo. Fique conosco e entenda o significado de cada um deles. Boa leitura!

Produto

O primeiro dos Ps do marketing é o produto. Ele diz respeito à variedade e qualidade do que é vendido ao público. No caso de uma clínica ou consultório médico, estamos falando dos procedimentos, medicamentos, implantes, próteses, entre outros recursos oferecidos ao paciente.

Praça

O segundo P do composto de marketing faz referência ao local onde o produto ou serviço é comercializado. Para um consultório ou clínica médica é um fator essencial, já que o espaço disponível pode influenciar até mesmo na quantidade de atendimentos realizados.

Além disso, é importante que seja um local de fácil acesso e com decoração pensada para transmitir tranquilidade e confiança ao paciente.

Preço

O preço precisa ser justo para ambos os lados — compatível com o nível do serviço que será prestado, mas acessível ao paciente. Encontrar opções como convênios ou facilidades de pagamento pode ajudar nessa missão.

Promoção

A promoção trata da forma como o produto ou serviço é oferecido ao público. Quando falamos de produtos ou serviços médicos é preciso ter cuidado com a regulamentação específica para ações publicitárias. Porém, estimular o boca-a-boca pode ser uma boa alternativa.

Manter perfis atualizados em sites de busca de medicina e nas redes sociais também é uma boa pedida, assim como criar conteúdo útil para seus pacientes ajuda a torná-lo autoridade na sua especialidade.

Pessoas

É o primeiro dos novos Ps do mix de marketing e está ligado à equipe envolvida no processo de venda ou prestação de serviço. Não se pode esquecer que são pessoas se relacionando com pessoas.

Na área da saúde a preocupação com a qualificação das equipes deve ser redobrada, além disso, a forma como se apresentam e tratam os pacientes faz toda a diferença para a imagem do seu consultório.

Processos

Quando falamos em processos, nos referimos às etapas a serem seguidas dentro de um fluxo de trabalho. No seu consultório é muito importante haver regras para agendamentos, retornos, encaixes, procedimentos, entre outros.

Além disso, é necessário criar processos para tudo, desde o cadastro do paciente no primeiro contato até a impressão da receita. Só assim você será capaz de garantir que tudo siga dentro de um padrão de qualidade.

Posicionamento

Esse P abrange o modo como a marca se insere no universo do seu público. É literalmente o seu posicionamento estratégico — se é melhor percebida pelo status ou por ser mais econômica, por exemplo.

No caso dos serviços médicos esse status está muito ligado à especialidade médica, à qualidade do atendimento e eficácia nos tratamentos.

Performance

Por fim, o último dos Ps do marketing está diretamente ligado à produtividade e aos resultados. Ele envolve praticamente todos os outros Ps. Por exemplo: processos otimizados e uma equipe bem treinada atendendo em um espaço estruturado podem gerar mais atendimentos, recomendações de pacientes e maior faturamento, aumentando a performance da clínica.

Como vimos ao longo deste post, os Ps do marketing englobam tudo o que é necessário para o seu consultório alcançar o sucesso. Por isso, é muito importante aplicá-los na sua gestão.

E agora que você sabe como usar o mix de marketing para conquistar mais pacientes, que tal seguir nosso perfil no Facebook e no Instagram para ter acesso a outros conteúdos como este? Aproveite!

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